Da TV Câmara / Câmara Hoje
O governo se mobiliza para conter a violência na Região Norte do país. Em menos de uma semana, quatro pessoas foram assassinadas nas áreas de conflito agrário - três no Pará e uma em Rondônia. Em reunião coordenada pelo presidente em exercício, Michel Temer, na manhã desta segunda-feira, 30 de maio, foi anunciada a criação de um grupo interministerial para discutir quais ações serão desenvolvidas para frear a onda de crimes.
Uma das medidas anunciadas foi a liberação de R$ 1 milhão para que as superintendências do Incra no Pará e no Amazonas possam aumentar a fiscalização em áreas de assentamento. O Ministério da Justiça vai analisar uma lista com 125 nomes de ambientalistas e trabalhadores rurais ameaçados de morte para definir quem precisa de proteção imediata. Para o Ministro do Desenvolvimento Agrário, assassinato é caso de polícia, mas políticas de desenvolvimento sustentável também são necessárias pra atenuar os conflitos.
O deputado Arnaldo Jordy foi ouvido pela reportagem, onde chama a atenção para o descaso das autoridades para com a segurança das lideranças ambientais na região, algumas sabidamente listadas para serem assassinadas por grileiros e desmatadores. Veja o video.
Assessoria de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário